top of page

mini cursos

Atividade Antimicrobiana de Compostos Naturais em bactéria de origem alimentar

Com Jane Martha Graton Mikcha e Paula A. Z. Campanerut-Sá

A contaminação microbiana em alimentos pode levar a duas situações desfavoráveis que geram grande prejuízo e preocupação para as indústrias alimentícias: a transmissão de doenças e a deterioração. Considerando a crescente produção de alimentos, atualmente, é destacada a necessidade de novas tecnologias que melhorem a conservação de alimentos com menores riscos à saúde humana. Dessa forma, determinar a atividade de substâncias naturais frente a microrganismos de importância em alimentos, parece ser um caminho inicial para o desenvolvimento futuro de novas opções de controle do desenvolvimento microbiano em alimentos. Este minicurso visa demonstrar a metodologia de avaliação da atividade antimicrobiana de compostos naturais frente a patógenos de origem alimentar.

​

​

Jane possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de alimentos, qualidade microbiológica e controle de patógenos de origem alimentar com ênfase em Salmonella spp..

​

Paula possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2010), doutorado em Biociências e Fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Tem experiência nas áreas de microbiologia, análise proteômica e microbiologia e segurança de alimentos.

Fraudes do leite

Com Magali Soares dos Santos Pozza

O mini curso consiste em acompanhar o processo de ordenha, importância das boas práticas de manipulação na ordenha e pré e pós dipping para higienização. Serão feitas análises de crioscopia, composição e fraudes no leite.

 

A professora Magali possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Maringá.

Microencapsulação de ingredientes alimentício

Com Vanderson C. Fenelon e 

Thamara Thaiane da Silva

O intuito deste minicurso é fornecer informações a respeito de agentes utilizados na microencapsulação e encapsulação molecular de ingredientes alimentícios, com ênfase na tecnologia das ciclodextrinas (CDs). Serão abordados aspectos da produção enzimática das CDs, determinação espectrofotométrica da beta-CD e complexação com CDs (liberação controlada do óleo de cravo, como mascarar o odor da cebola, solubilização da curcumina em água).

Vanderson C. Fenelon é graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente, é doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá e atua no Laboratório de Biotecnologia Enzimática do Departamento de Farmácia. Tem experiência na área de biotecnologia, com ênfase na produção de ciclodextrinas e sua aplicação na encapsulação molecular de compostos orgânicos.

 

​

Thamara Thaiane da Silva é graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é mestranda do programa de Pós Graduação em Ciências de Alimentos também pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua no laboratório de Biotecnologia Enzimática (LaBE) do Departamento de Farmácia desde o ano de 2013. Possui experiência na área de Biotecnologia e atua nos seguintes temas: complexos de inclusão, alimentos funcionais, corantes naturais e resíduos.

 

​

Qualidade de carne bovina

Com Mariana  Garcia Ornaghi, Juliana Akamine Torrecilhas, Tatiane Rogelio Ramos e Camila Mottin

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse ao mercado de mais de 150 países. Em 2015 o país se posicionou com o maior rebanho (209 milhões de cabeças), o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano) e o segundo maior exportador (1,9 milhões toneladas) de carne bovina do mundo, tendo abatido mais de 39 milhões de cabeças. 80% da carne bovina consumida pelos brasileiros é produzida no próprio país - o parque industrial para processamento tem capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia.

​

O consumidor está cada dia mais exigente em relação aos produtos de origem animal proporcionando maior competitividade no mercado de trabalho e consequentemente maiores avanços nas pesquisas relacionadas com o produto final, portanto o minicurso tem objetivo de apresentar sistema de produção de bovinos, transporte e abate e como isso influência na qualidade da carcaça e carne, cortes comerciais, práticas de avaliação de carcaça e qualidade de carne bovina, uso de diferentes tipos de embalagens e filmes ativos, trazendo conhecimento cientifico que pode ser aplicado na prática do dia a dia.

​

Mariana  Garcia Ornaghi é zootecnista, mestre em zootecnia com ênfase em produção de ruminantes e qualidade de carne.

​

Juliana Akamine Torrecilha é zootecnista, doutoranda em produção animal com ênfase em bovinocultura de corte e qualidade de carne.

​

Tatiane Rogelio Ramos é zootecnista, mestranda em produção animal com ênfase em bovinocultura de corte e qualidade de carne.

​

Camila Mottin é médica veterinária, doutoranda em produção animal com ênfase em bovinocultura de corte e qualidade de carne.

Frutas vermelhas possuem elevados teores de compostos bioativos como flavonóides, ácidos fenólicos e antocianinas. Esses compostos têm propriedades antioxidantes e ajudam a diminuir o estresse oxidativo e a produção de radicais livres auxiliando assim na prevenção de doenças crônicas e do envelhecimento precoce. A avaliação da atividade antioxidante in vitro é realizada utilizando reações químicas para determinar a capacidade dos antioxidantes em sequestrar radicais livres. Este minicurso visa demonstrar metodologias para avaliar os compostos fenólicos e atividade antioxidante em frutas.

Com Carolina Moser e Suelen Siqueira

antioxidantes 

O consumo de alimentos sem glúten cresce ano após ano não apenas por aqueles que possuem intolerância, mas também pelos que buscam uma alimentação mais saudável. Essa maior preocupação dos brasileiros com saúde e bem-estar é vista como uma grande oportunidade para os empresários - que estão se inserindo cada vez mais nesse mercado.

 

O glúten é uma estrutura complexa formada a partir de dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina. Possui características como elasticidade, insolubilidade em água, aderência, além de ajudar a dar estrutura e textura aos alimentos que o contém. O mini curso abordará os desafios para a substituição do glúten através da prática.

 

Vera é graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1990, está na Embrapa Soja desde 2001, onde atua na área de utilização da soja na alimentação humana. 

panificação sem glúten

Com Vera de Toledo Benassi

bottom of page